Marcos Solons Garcia Macena, advogado, formado em Letras, Sociologia e Teologia, educador, foi colunista no Jornal Oeste Notícias/TV Fronteira/Globo. Em 1993, criou as teses em ciências criminais NAFE, defendendo que todos os certames da OAB utilizavam apenas quatro teses: Nulidade, Abuso de Autoridade, Falta de Justa Causa e Extinção da Punibilidade no processo penal. Tanto que provou suas teses ao aprovar mais de 20 mil alunos no Estado de São Paulo e obter mais de 4 turmas com índice de 100% de aprovação. Em 2001, fundou os Cursos Jurídicos NAFE, e em menos de dois anos já tinha 8 unidades dos cursos NAFE.

Em 2002, se associou ao jurista Dr. Prof. Luiz Flávio Gomes, o IELF, posteriormente o LFG. Em janeiro de 2003, transmitiu com sucesso para todo o país, via satélite, ao vivo, dos estúdios de TV da Avenida Paulista com a Consolação, alcançando mais de 390 unidades e mais de 200 mil alunos aprovados em concursos públicos como magistratura, procuradoria, delegado de polícia e federal e Exames da OAB, marcando seu idealismo na família LFG. Com diversas pós-graduações.
Em 2005, fundou o NAFE TV e o estúdio de TV Vitória Day, sediado no coração de Presidente Prudente/SP, dando o nome do curso ao Shopping Centro NAFE, onde, juntamente com sua equipe de colaboradores e excelentes professores, que orientou e treinou ao longo de 3 anos, transmitia aulas para suas unidades dos cursos NAFE.

A grande chave de virada foi em 2006, quando conseguiu alcançar o índice de 100% de aprovação, com suas aulas de segunda fase da OAB em Direito Penal, todos os seus alunos de diversas cidades, via telepresencial, foram aprovados. Criou, para a primeira fase da OAB, o método MAEE (Método Avançado de Ensino Eficiente), com resoluções de questões e aprovou uma turma na primeira fase da OAB, com o histórico índice de aprovação de 100%.

Até 2014, atingiu a vendagem de meio milhão de exemplares de seu livro "NAFE 100% de Aprovação". Foi professor de Direito Constitucional na faculdade de Direito da Universidade do Oeste Paulista. Foi professor de Sociologia na faculdade de Teologia Querigma. Fundou o Centro Prudentino de Educação e Cultura (CPEC), mantenedor do Colégio de Educação Infantil e Ensino Fundamental Albert Einstein, o primeiro da Rede Positivo de Presidente Prudente/SP que foi o embrião do método NAFE. Foi a primeira escola das Américas a ter um planetário móvel, em parceria com o renomado astrônomo Dr. Jesoaldo Maia.

Uma das peculiaridades do professor Macena é ter criado um gráfico 📈 que cruza os dados estatísticos e, no dia Vitória Day, na última orientação, passa aos alunos a peça que deve cair no Exame de Ordem, e pela 48ª vez, acertou a peça da OAB, como em janeiro de 2024, quando previu que ia cair Recurso de Apelação, e acertou.

Seus chavões são: "Nos encontramos nos fóruns da vida." "Não trago novo caminho, apenas um jeito novo de caminhar." "Olha a lua, a maioria vai olhar o dedo, não somos tolos." "Quem disse que não podemos? Vamos e possuamos." "Saia das ruas secundárias, a avenida está vazia, vá para lá."
Esse é o advogado, o professor, o pensador, o anjo que conheci. Meu ex-aluno.

Dr. Carlos Henrique Santamaria
Advogado, inscrito na OAB,
Seccional de SP, desde 1994.